Arqueólogos Encontram Estátua do Faraó Amenhotep III no Egito

Apenas para não deixar o espaço sem postagem, disponibilizo um achado  sobre o Faraó Amenhotep III do Egito.

Peça arqueológica tem 1,25 m de altura e foi achada em escavações no templo de Montu, deus da guerra. Foto: EFE

Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu uma estátua que representa um faraó do Império Novo (1539-1075 a.C.) em Luxor, no sul do Egito, informou nesta quarta-feira o ministro de Estado de Antiguidades, Mohammed Ibrahim.

A peça arqueológica, que tem uma altura de 1,25 m e está esculpida em rocha cinza, foi encontrada durante escavações no templo de Montuo deus da guerra -, situado na região de Arment, em Luxor. Em comunicado, Ibrahim indicou que a estátua representa um rei vestido com a tradicional saia faraônica, sendo que seus detalhes artísticos e o estilo da peça indicam que a mesma data do Império Novo.

Após a descoberta, o responsável egípcio ordenou a transferência da antiguidade ao armazém de um museu para restaurá-la e também pediu que a equipe continuasse suas escavações no templo perante a possibilidade de descobrir a cabeça e extremidades inferiores da estátua.

O santuário de culto a Montu começou a ser construído no Império Médio (1975-1640 a.C.) e foi ampliado durante as consecutivas dinastias faraônicas até a época grega (332-30 a.C).

Mas, quem foi este Faraó?

Estátuas de Amenhotep III

Amen-hotep III foi um faraó da XVIII dinastia egípcia. O seu longo reinado de cerca de quarenta anos correspondeu a uma era de paz, prosperidade e de esplendor artístico no Antigo Egito. Estima-se que governou entre 1389 a.C.- 1351 a.C. ou entre 1391 a.C. – 1353 a.C.

Era filho do rei Tutmés IV e da rainha Mutemuia. Acendeu ao trono quando ainda era uma criança, talvez aos dez ou doze anos.

Casou com Tiyi, uma jovem que não era oriunda do meio nobre. Por altura do seu casamento fabricaram-se escaravelhos comemorativos com cerca de dez centímetros, nos quais se comunicava o nome do pai e da mãe da noiva (Yuya e Tuya respectivamente). Estes objectos foram enviados um pouco por todo o Egipto e também para o estrangeiro. O irmão de Tiyi, Anen, viria a exercer altas funções como sacerdote de Ámon.

Estátua de Amenhotep III

No começo do seu reinado (ano 5) reprimiu uma pequena revolta na Núbia, mas de uma forma geral o seu reinado ficou marcado pela paz, graças às campanhas militares que tinham sido realizadas pelos seus antecessores, como Tutmés III, e que tinham feito do Egipto uma potência respeitada. Amen-hotep recorreu mais à diplomacia do que à força, como mostra a troca de correspondência entre o faráo e os soberanos de Mitanni (Síria), Babilónia e Arzawa (Anatólia). Fez parte das alianças com estes impérios o casamento com princesas que se tornaram suas esposas secundárias.

Já que citei um achado no egito: “Coroa enxuta: Egiptólogos encontram estátua de avó de Tutankamon “surpreendentemente bem-preservada

A Rainha Ti, avó do rei-menino Tutankamon

Egiptólogos descobriram uma estátua da rainha Ti, esposa de um dos maiores faraós do Egito e avó do rei-menino Tutankamon, em um antigo templo em Luxor, disse uma autoridade egípcia. Segundo a autoridade, a estátua de cerca de 3.400 anos estava surpreendentemente bem-preservada. O marido de Ti, Amenhotep III, governou em uma época que viu o renascer da arte egípcia. “Era uma época de florescimento da arte no Egito antigo… Por trás de um bom homem está uma mulher forte. E ela era uma mulher muito forte”, disse Sabry Abdel Aziz, chefe do Departamento Faraônico do Conselho Supremo para Antiguidades do Egito. A rainha Ti era mãe de Akhenaton, o faraó adorador do Sol que é creditado por algumas pessoas como tendo começado a primeira religião monoteísta do mundo.

Devia ser muito forte mesmo, pra chegar a essa idade tão bem preservada.”
Corpão, hein!!!, Se tivesse como desfazer o feitiço da Medusa!!!” 
Hugh Hefner perdeu essa e a playboy deixou de faturar muitas libras egípcias

Eu concordo e muito com estas citações acima: um sonho de mulher, espero que tenha se mantido assim pelo resto de sua vida e desse jeito tão bela. Quando lembramos que temos de olhar a mãe para ver como será a filha “que queremos casar” no futuro. Mas neste caso a avó muito Exunta.

Fonte: Site Terra e o Blog encontrando facil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s