Partículas do Sol (Devem Atingir a Terra Nesta Segunda)

SOLISANa última sexta-feira (15), a Nasa captou três imagens de erupções solares com envio de massa coronal na direção da Terra. A ejeção de massa coronal é um fenômeno caracterizado por grandes erupções de gás ionizado a uma temperatura muito alta. Esta massa vem da coroa solar, a atmosfera solar.

O gás expelido constitui parte do vento solar e, quando atinge o campo magnético terrestre, pode causar tempestades geomagnéticas. Em outras palavras, o fenômeno significa que o sol pode lançar bilhões de toneladas de partículas para o espaço – são elas que devem atingir a Terra até esta segunda-feira (18).

Emitidas a uma velocidade espantosa de 1.488 km/s, as partículas solares podem afetar o sistema de satélites e, com isso, serviços de comunicação.

“Os efeitos de uma “explosão” solar, dependendo da sua intensidade podem causar danos nos satélites artificiais e ausência de luz. São os casos de blackouts e falta de comunicação entre aeroportos e aviões, queda de comunicação em celulares, televisões, entre outros problemas de ordem tecnológica. Nada foi provado, se causam problemas na saúde do ser humano , explica o astrônomo e coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, Marcos Calil.

O satélite Soho monitora 24 horas o Sol. Qualquer anomalia que possa ocorrer, temos apenas 8,5 minutos para nos prevenir”, comentou o astrônomo. Ou seja, simplesmente hoje…

Fonte: http://www.rondoniaovivo.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s