Planeta Com Dois Sóis

tatooine--478x400Dois anos atrás, os cientistas deram relatado na revista Science a existência, 200 anos-luz de distância da Terra, um planeta com dois sóis, como o mundo ficcional Tatooine, lar do jovem Skywalker de Star Wars. Mais tarde, os astrônomos encontraram novos exemplos de mundos semelhantes e sugeriu que pode haver milhões deles.

Agora, uma equipe internacional de cientistas liderada por Philippe Delorme espaço, Universidade Joseph Fourier, em Grenoble, na França, tomou o que pode ser a primeira fotografia de um planeta em órbita de dois sóis.

 Equipamento, publicado no arXiv e progride revista NewScientist, descreve um objeto muito grande, que gira em torno de um sistema estelar binário. Este mundo curso chamado 2MASS0103 (AB) por capturada pelo Very Large Telescope localizado no Chile, em novembro de 2012, é gigantesca, sua massa é de 12 a 14 vezes a de Júpiter e parece ser de gás. No entanto, os pesquisadores alertam que, talvez, ele não é um planeta, mas uma anã marrom, uma estrela fracassada pequeno. 

A linha divisória entre uma anã marrom e um planeta ainda é debatido entre os cientistas, por isso a equipe não pode garantir que um é o da foto. Eles acreditam que, como o corpo orbita sua estrela muito perto de 12.500 milhões de quilómetros, possivelmente formado quando o material do disco em torno de suas estrelas foram agrupadas devido à instabilidade gravitacional, e não através de acreção de núcleo, como é comum em outros planetas. Aparentemente, é muito grande para ter crescido através da acumulação de material novo que atinge sua superfície.

Mais estudos  – Para confirmar se o objeto de sua imagem é de facto um planeta, mas uma anã marrom, os pesquisadores vão se concentrar em aprender mais sobre a sua composição química. Não deve ser um planeta, os cientistas seria a consolação de ter obtido um novo conhecimento para identificar esses planetas no futuro. 

Apesar de apenas um punhado de planetas extra-solares foram descobertos por imagem direta, cada uma dessas descobertas tiveram enorme impacto na nossa compreensão do planeta formação de estrelas, formação e Física“, dizem os pesquisadores.

Fonte: Abc e ciencia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s