Multidões Desejam Voar Para Marte em 2018

4zemlO número de candidatos a participar de um voo tripulado para Marte hoje é grande. Assim dizem os organizadores da missão liderada pelo primeiro turista espacial Dennis Tito. A inscrição de candidatos só começará no próximo ano.

A expedição será um voo balístico em torno de Marte que terá início em 5 de janeiro de 2018, devido à localização mútua conveniente de Marte e da Terra. Após 501 dias, os dois passageiros – provavelmente, um casal – deverão retornar à Terra. Dennis Tito garante que não enviar as pessoas para o espaço até estar seguro da segurança completa da missão.

No entanto, é isso mesmo que causa dúvidas. Em primeiro lugar, não há uma nave espacial. O plano é efetuar o voo numa nave Dragon modificada, mas ela foi criada apenas na versão de carga, e serão precisos vários anos para adaptá-lo. Além disso, muitos especialistas têm dúvidas sobre a confiabilidade da proposta proteção da tripulação da radiação – uma camada de água e detritos humanos de 40 centímetros.

E finalmente, não foi verificada a órbita: esta curva balística nem sequer foi usada para voos de aparelhos não-tripulados, entretanto, o maior risco espera a nave no caminho de volta, perto da Terra. É necessário, tocando repetidamente a atmosfera da Terra, apagar a enorme velocidade de 14 km por segundo.

Se a nave entrar na atmosfera sob um ângulo um pouco maior, ela vai arder como um meteoro. Será capaz uma tripulação de não-profissionais de efetuar manobras filigranas?

O risco é enorme, mas também dispostos a voar há muitos. De seus motivos fala o chefe do departamento de psicoterapia da Universidade Médica e Estomatológica Estadual de Moscou, Vladimir Malygin:

Tais pessoas são movidas pelo aventureirismo, e pelo desejo de fama, e pelo lucro. Basicamente – receber uma certa satisfação na forma de adrenalina, excitação. Uma analogia simples: os conquistadores da América eram, em sua maioria, aventureiros. Estudos mostraram que eles são mesmo geneticamente diferentes das outras pessoas. Especificamente num gene responsável pela síntese de serotonina. Eles estão dispostos a arriscar suas vidas poque o tédio para eles é equivalente à morte.”

Entre os candidatos haverá, sem dúvida, fãs de esportes radicais e traumáticos, e também sonhadores que quererão se tornar as primeiras pessoas a olharem para Marte de uma altura de apenas 100 milhas, acredita o chefe do departamento de psicologia do Instituto de Problemas Biomédicos da Academia de Ciências da Rússia, o principal psicólogo do projeto Marte-500, Yuri Bubeev:

Provavelmente, serão principalmente habitantes de grandes cidades, cansados da monotonia da vida. Talvez sejam pessoas com alguma crise, querendo fugir dos problemas. No projeto Marte-500 e noutros experimentos com isolamento, muitos participantes queriam por este tempo, um ano e meio ou dois, ficar longe de seus problemas e voltar quando eles seriam resolvidos sem eles.”

Agora, o projeto está passando por uma fase crítica: em breve se tornará claro se é realístico preparar o lançamento para a data prevista, até a qual faltam menos de 5 anos. Em caso de atrasos, a próxima vez que os planetas estarão posicionados tão convenientemente será apenas em 2031. “Nem tudo está claro, e nós não queremos colocar todos os ovos na mesma cesta”, diz enigmaticamente o idealizador do projeto.

É óbvio que muitas coisas dependem de dinheiro. A fundação sem fins lucrativos Inspiration Mars Foundation, criada para financiar a missão, deve coletar entre 1 e 2 bilhões de dólares. Parte do montante será gasto no pagamento aos voluntários pelo voo. Quando o tamanho desse pagamento for divulgado, o número de candidatos pode aumentar bruscamente, ultrapassando todos os limites imagináveis.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s