Grande Asteroide Passa Pela Terra na Sexta-Feira

Concepção artística de um asteroide passando próximo a Terra - Crédito: Topnews.ae

Concepção artística de um asteroide passando próximo a Terra – Crédito: Topnews.ae

Corpo celeste de 2,7 km não representa ameaça contra nosso planeta: O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em agosto de 1998, por meio do programa Lincoln Near Earth Asteroid Research, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). O nome do objeto é uma homenagem à rainha Elizabeth II da Inglaterra, e ele mede 2,7 km de extensão. De acordo com os astrônomos, a passagem do dia 31 será a mais próxima de nosso planeta nos próximos dois séculos.

O 1998 QE2 irá se aproximar até 5,8 milhões de quilômetros da Terra, e não representa qualquer perigo para o planeta. Contudo, várias equipes de astrônomos pretendem utilizar a ocasião para estudar esse corpo celeste, e aprender mais a respeito de asteróides. Dois dos instrumentos utilizados serão a antena Goldstone da NASA, com 70 m, na California, e o radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico, de 305 m.

Funcionando como um radar, a antena Goldstone poderá determinar características na superfície da rocha espacial tão pequenas quanto 3,75 m de extensão. Com isso os astrônomos pretendem tambem determinar com precisão a órbita do objeto, bem como aprender mais a respeito de asteróides em geral. O mundo teve um alerta quanto a ameaça que esses corpos celestes podem representar no último 15 de fevereiro, quando o asteroide 2012 DA14, de cerca de 40 m, passou a 27.000 km da Terra horas após a queda de um objeto menor, de 17 m, sobre a Rússia.

Fonte: www.ufo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s