Como os Humanos Serão no Futuro

aEstudo mostra como rosto humano poderá ser em 100 mil anos: Segundo pesquisador, avanço da tecnologia permitirá a alteração intencional do genoma

Já mudamos muito desde os nossos ancestrais. Entre 800.000 e 200.000 anos atrás, por exemplo, rápidas alterações climáticas coincidiram com a triplicação do tamanho do cérebro e do crânio humano, o que levou ao estreitamento do rosto. Mas o quanto será que a introdução de aparelhos tecnológicos como o Google Glass às nossas vidas e a vontade de sair do planeta podem mudar o nosso rosto?

O artista e pesquisador Nickolay Lamm se juntou ao geneticista computacional da Universidade Washington Alan Kwan para estudar e desenhar como podemos parecer daqui a até 100.000 anos. Segundo ele, um dos caminhos é que, graças à tecnologia de engenharia de genoma zigótico, no futuro poderemos ser capazes de controlar a biologia e a evolução humana da mesma forma que controlamos elétrons hoje em dia.

Lamm fala sobre o controle da forma da evolução humana e como fazer a biologia se adaptar às nossas necessidades. As ilustrações foram inspiradas em conversas com Kwan, que baseia suas previsões em como os ambientes podem parecer no futuro.

Uma das previsões é o aumento da testa, algo que já vem acontecendo desde o século 14. Uma publicação na respeitada revista de dentistas inglesa “British Dental Journal” afirma que, comparadas a pessoas daquela época, hoje temos características faciais menos proeminentes, mas testas maiores.

Kwan acredita que daqui a 60.000 anos a nossa habilidade de controlar o genoma humano também terá efeito nas características faciais. Como a engenharia será a regra, “o destino dos rostos humanos será determinado pelos gostos”, afirma a pesquisa. Os olhos ficarão maiores, com a tentativa de colonizar o Sistema Solar, visto que a distância do sol aumentará. Da mesma forma, a pele ficará mais pigmentada, para diminuir os danos dos raios ultravioletas fora da proteção do ozônio terrestre.

No entanto, haverá uma preocupação com a estética. “A face humana estará inclinada para características que os seres humanos acham atraentes: linhas fortes, nariz retos, olhos profundos e simetria perfeita entre os lados direito e esquerdo”, diz o estudo.

Os olhos serão maiores, acostumados a pouca luz e com menos visão periférica. Tudo isso para proteger-nos dos efeitos danosos dos raios cósmicos. Haverá outras mudanças: narinas maiores para facilitar a respiração fora da Terra ou cabelos mais densos para manter uma cabeça maior aquecida.

Kwan diz acreditar que as tecnologias usadas no corpo ainda estarão presentes, mas de formas mais sutis. Em vez de Google Glass ou iWatch, as pessoas usarão implantes discretos que manterão a aparência natural, como lentes e dispositivos auriculares. Daqui a 100.000 anos, as pessoas estarão todas conectadas às tecnologias, mas de uma forma que não atrapalhe a aparência humana “perfeita”.

Veja a seguir as ilustrações feitas por Nickolay Lamm:

aa

Hoje: homem e mulher comuns.

aaa

Em 20.000 anos: os seres humanos terão a cabeça maior, com uma testa mais longa. As pupilas amarelas representam as “lentes de comunicação” que devem ser o futuro do Google Glass.

aaaa
Em 60.000 anos: os seres humanos terão as cabeças ainda maiores, olhos grandes e pele pigmentada. O arco superciliar mais pronunciado criará uma área mais escura abaixo das sobrancelhas. Dispositivos de comunicação conduzidos pelos ossos serão instalados nas orelhas para se comunicarem com as lentes.

aaaaa
Em 100.000 anos: O rosto humano atenderá à proporção áurea, com grande olhos. As características já vistas serão ainda mais proeminentes. Haverá uma área cinza no olho para diminuir a visão periférica e os dispositivos tecnológicos continuarão a se comunicar por meio dos ossos.

Fonte: http://forbesbrasil.br.msn.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s