Marte: Nasa Divulga Foto Com Mais de 1 Bilhão Pixels de Resolução

marte_foto_gigante_amostra_peq_20130625-152118O impressionante mosaico foi construído a partir de fotos individuais feitas pelo jipe-robô Curiosity e retrata a superfície marciana de forma altamente detalhada. Segundo a Nasa, essa é a cena de mais alta resolução já vista do Planeta Vermelho.

A cena foi feita com 900 imagens estáticas tomadas separadamente por três câmeras entre os dias 5 de outubro e 16 de novembro de 2012. A imagem mostra uma grande área que vai desde o local onde o jipe-robô Curiosity coletou as primeiras amostras de solo até o distante Monte Sharp, visto no horizonte da imagem.

O impressionante mosaico é fruto de oito meses de trabalho do Laboratório Multi-missão de Processamento de Imagens, um setor do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, encarregado de processar as imagens captadas pelas câmeras em diversas missões em andamento. O tamanho total do mosaico é de 1.3 gigapixels.

Para a construção da cena foram empregados 850 frames registrados pela teleobjetiva do instrumento Mastcam, além de 21 tomadas captadas pela câmera de ângulo largo. Foram empregados também 25 fotos em preto-e-branco obtidas com a ajuda da câmera de navegação do próprio Curiosity.

Como o mosaico foi feito com fotos tomados em diversos momentos do dia, as variações da iluminação solar são claramente perceptíveis na forma de sombras com angulações não uniformes. Além disso, variações na claridade da atmosfera também estão presentes, causadas principalmente pela nebulosidade característica dos meses em que as fotos foram feitas.

Todas as fotos usadas no mosaico são de domínio público e foram colocadas à disposição assim que recebidas no JPL. Essa política permite que o público também possa estudar as feições do planeta e obter resultados e comparações até meso antes dos pesquisadores. Apesar de ser um órgão governamental, o JPL é administrado e conduzido pelo Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Foto: A foto mostra a cena redimensionada tomada pelo jipe-robô Curiosity entre os dias 5 de outubro e 16 de novembro de 2012. Uma versão maior com cerca de 150 Mb pode ser obtida no próprio JPL. Crédito: Apolo11.com.

Fonte: http://www.apolo11.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s