Nasa Anuncia Fim do Telescópio Que Caça Planetas Fora do Sistema Solar

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) desistiu de consertar o Kepler, telescópio espacial que caça planetas fora do Sistema Solar, depois que uma falha técnica obrigou o equipamento a "estacionar" a 64 milhões de quilômetros de distância, em maio passado. Duas de suas quatro "rodas" pifaram e prejudicaram sua estabilização, instrumentos necessários para que o telescópio aponte para uma direção no espaço Nasa

Telescópio Kepler

De acordo com as palavras da agência espacial norte-americana:

A Nasa desistiu de consertar o Kepler, telescópio espacial que caça planetas fora do Sistema Solar, depois que uma falha técnica obrigou o equipamento a “estacionar” a 64 milhões de quilômetros de distância, em maio passado. Duas de suas quatro “rodas” pifaram e prejudicaram sua estabilização, instrumentos necessários para que o telescópio aponte para uma direção no espaço Nasa.

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou nesta quinta-feira (15) o fim da operação do telescópio espacial Kepler, usado para buscar planetas fora do Sistema Solar. Após três meses seguidos de análises e testes, não há mais chances de restaurar seu funcionamento, afirmam os cientistas.

As falhas técnicas de duas das quatro rodas de reação, que são essenciais para que o telescópio aponte para uma direção no espaço, encurtou a missão três anos antes do previsto – ele deveria funcionar até novembro de 2016.

A primeira roda pifou em julho de 2012, mas foi em maio passado, quando a segunda parou de funcionar, que a operação espacial ficou em risco, já que o Kepler precisa de ao menos três rodas para se estabilizar e ajustar a direção de suas lentes.

A Nasa não descarta uma nova pesquisa científica, no entanto, não divulgou cronograma ou detalhes da busca por novos mundos fora da Terra. Nem mesmo disse o que vai fazer com o telescópio, que ficou “estacionado” a 64 milhões de quilômetros de distância, em maio passado, para economizar combustível.

A missão de US$ 600 milhões foi lançada em 2009 para a busca de exoplanetas. Segundo a Nasa, o Kepler descobriu 135 exoplanetas e identificou outros 3.500 candidatos, inclusive mundos que têm potencial para abrigar vida longe da Terra.

Fonte: http://noticias.uol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s