Seis Razões Que Explicam a Importância da Astronomia Para a Sociedade.

 O artigo foi postado no site misterio do mundo:

TecnologiaCom um custo anual de 30,8 milhões de dólares, o Observatório Keck custa 53 mil dólares por uma única noite de operação. O Telescópio Espacial James Webb custará aproximadamente 8,8 bilhões de dólares para atingir a órbita terrestre.

E o Sistema de Lançamento Espacial, que levará a cápsula Orion ao espaço, deverá custar US$ 38 bilhões. Por que são gastos bilhões de dólares com a astronomia? Quais são os benefícios dessa ciência para a sociedade? Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pelos avanços na astronomia. Talvez a razão mais importante para estudar a astronomia é que ela procura satisfazer a nossa curiosidade fundamental sobre o mundo em que vivemos, e responder às perguntas grandes:

Como foi o universo criado? De onde viemos? Existem outras formas de vida inteligente? Cada avanço na astronomia move a humanidade um passo à frente na busca pela capacidade de responder a estas perguntas. Com o avanço da tecnologia espacial, estamos tomando um olhar cada vez mais distante para universo primordial, e chegamos à conclusão de que nós somos mera poeira estelar. A astronomia sempre lembra as pessoas de duas coisas aparentemente contraditórias. Primeiro que o universo é infinito e nós não temos a menor fração de importância. E segundo que a vida é rara e preciosa. Uma casa tão bonita e única como a Terra não é muito comum. Devemos protegê-la.

Veja abaixo alguns exemplos onde a Astronomia foi e é essencial:

Indústria

A câmera do iPhone tem um dispositivo de carga acoplada (CCD) – um instrumento que converte o movimento de carga elétrica em um valor digital. Originalmente desenvolvido para a astronomia, o CCD agora é usado ​​na maioria das câmeras, webcams e telefones celulares.


A linguagem de programação Forth, originalmente desenvolvida para telescópios no Observatório Kitt Peak, agora é usada pela FedEx para rastrear pacotes.


AT & T usa o IRAF  – um software escrito pelo Observatório Nacional de Astronomia Óptica – para analisar sistemas de computador.

O filme Kodak, criado originalmente por astrônomos que estudam o Sol, é amplamente utilizado pelas indústrias médica e industrial, além de fotógrafos e artistas.

Tecnologia aeroespacial

Telescópios espaciais têm satélites de defesa avançadas, que requerem tecnologia e hardware idênticos.
Satélites GPS confiam em objetos astronômicos – quasares e galáxias distantes – para determinar as posições exatas.


Energia

A tecnologia adquirida através de raios-X agora é usada para monitorar a fusão nuclear – onde dois núcleos atômicos se combinam para formar um núcleo mais pesado – que pode vir a ser a solução para a energia limpa.
Medicina.

A síntese de abertura – o processo de combinar dados de vários telescópios para produzir uma única imagem – foi desenvolvida pela primeira vez por um astrônomo e agora é usada para várias ferramentas de imagens médicas, incluindo scanners CAT e ressonância magnética.

Telescópios espaciais são construídos em um ambiente extremamente limpo, a fim de evitar que partículas de poeira obscureçam os espelhos ou instrumentos. Métodos e instrumentos similares são agora usados ​​em hospitais e laboratórios farmacêuticos.

Colaboração Internacional

A colaboração também inspira a competição. A Corrida Espacial – uma competição entre a União Soviética e os Estados Unidos pela supremacia na exploração espacial – desembarcou Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin na Lua.

A astronomia é um esforço colaborativo. Em 1887, astrônomos de todo o mundo juntaram suas imagens de telescópio, a fim de criar o primeiro mapa de todo o céu. Hoje, os astrônomos viajam ao redor do mundo para assistir a conferências, aprender uns com os outros, e utilizam telescópios de outros países ou colaboração de países.


Nosso dia-a-dia

Aeroportos utilizam os avanços na tecnologia desenvolvida para a astronomia. A tecnologia criada para observatórios de raios-X é usada em cintos de bagagem. Um cromatógrafo a gás – um instrumento concebido para uma missão a Marte – é usado para analisar a bagagem em busca de explosivos.

O livro “Uma Breve História do Tempo”, escrito por Stephen Hawking, já vendeu mais de 10 milhões de cópias. A série de televisão de Carl Sagan “Cosmos: Uma Viagem Pessoal” foi assistida em mais de 60 países.

Fonte: http://misteriosdomundo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s